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domingo, 2 de setembro de 2012

CAMPOS HARMÔNICOS MENOR



A Escala Menor e o Campo Harmônico Menor

Existem três tipos de escala menor mais conhecidas: a Menor Melódica, a Menor Harmônica e a Menor Natural.
Vamos começar com a Menor Natural porque ela é formada com base na escala diatônica que já conhecemos, modelo Dó Maior natural, sem sustenidos nem bemóis: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó. A Escala Menor Natural é formada por estas mesmas notas, sem sustenidos nem bemóis, o que muda é apenas a abordagem dela.
O que vai nos dizer que uma escala é maior ou menor é a terça, ou seja a terceira nota da escala.
Sendo assim, a escala acima é maior, pois o intervalo Dó->Mi é uma terça maior.
Se reproduzirmos a escala acima partindo do Lá teremos a seguinte escala: Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá. Esta é a escala de Lá menor natural. Esta escala é menor porque a terça Lá->Dó é uma terça menor. Outra característica da menor natural é ter o intervalo de sexta menor: Lá->Fá = sexta menor, e intervalo de sétima menor: Lá->Sol = sétima menor.
Resumindo, a escala menor natural tem terça menor, sexta menor e sétima menor. Para formar escalas menores em outros tons, basta repetir este modelo de escala, com estes graus menores. Então, se você colocar bemóis nos graus 3, 6 e 7 da escala diatônica de Dó Maior, obterá a escala de Dó Menor Natural, assim você terá transformado uma escala maior em menor, abaixando em semitom cada um destes graus.

O CAMPO HARMÔNICO DA ESCALA MENOR

Os tons menores permitem algumas oscilações nos acordes. Para formar a base do nosso campo harmônico menor, usaremos o mesmo modelo de campo harmônico de Dó Maior, da mesma forma que usamos acima a escala diatônica de Dó Maior para obter a escala de Lá Menor Natural. No caso da escala nós não mexemos em nada. A escala Dó Maior origina exatamente e escala Lá Menor, sem mudar nada, apenas começamos a escala de Dó a partir da nota Lá e obtivemos a escala menor de Lá. Ou seja, é a mesma escala abordada de outro ponto. Quando começamos a escala pelo Lá, então o Lá será o grau 1, o Si o grau 2 e assim por diante. Evidente que o desenho da escala vai mudar.
A formação da escala menor natural, partindo do modelo Lá Menor, ficará:
Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá
\ /\ /\ /\ /\ /\ /\ /
T ST T T ST T T
Na verdade é o mesmo modelo T T ST T T T ST só que partindo de outro ponto. Por este motivo não precisaremos abordá-la desta maneira. Nós sabemos que é a mesma escala vista de ângulos diferentes, então basta que memorizemos o seguinte: assim como o Lá Menor é o tom menor natural originado da escala de Dó Maior, os outros tons maiores que já estudamos irão originar também seus tons menores relativos.
Observe o quadro dos tons menores relativos, que estarão sempre no grau 6:
Tom MaiorTom Menor Relativo
CAm
GEm
DBm
AF#m
EC#m
BG#m
FDm
BbGm
EbCm
O campo harmônico do tom menor relativo então seria exatamente igual ao seu tom maior. No caso do Lá Menor, ficaria:
Am Bº C Dm Em F G
No campo acima, vemos que não muda nada. É o mesmo campo de Dó Maior começando do Lá. São os mesmos acordes, na mesma sequencia partindo de outro ponto. O campo menor é o campo maior partindo do grau VI.
Sempre que encontrar uma canção em tom menor, ela irá utilizar o campo harmônico menor. Ocorre que, pelo fato de existirem outras escalas menores, então podemos utilizar oscilações em alguns acordes, transformando-os em acorde Maior. Isto ocorre normalmente com o acorde de dominante, o grau V. Assim, poderemos com segurança transformar o acorde de grau V em acorde maior. Muitas vezes, os compositores usam em determinada passagem de grau V um acorde menor e noutra passagem da mesma musica utilizam no grau V acorde maior, isso só depende da melodia e da cadência que queremos dar à harmonia, sendo muito comum Fontes oscilações

Fonte de pesquisa: violãobásico.net


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