Indique o Site!

domingo, 22 de abril de 2012

Exercícios de Aquecimento Vocal

 
A. - Alongamentos
- Com ombros relaxados, e braços soltos ao longo do corpo, deixar a cabeça pender para o lado direito (ouvido no ombro), por 20 segundos, para o lado direito por mais 20 segundos, para frente por 20 segundos e por último para trás (boca aberta e pensar em apontar o queixo para o alto, sem esmagar a nuca)

- Circular de ombros: com movimentos primeiro o direito cinco voltas para trás, e cinco volta para frente. Com o ombro esquerdo a mesma movimentação. Circular os ombros juntos para trás devagar, respirando três vezes e para frente três vezes.

- Espreguiçar com os pés bem firmes no chão, os braços empurrando o centro com as costas arqueadas e cabeça relaxada. Depois erguer os braços e espreguiçar respirando fundo e relaxar. (pode espreguiçar fazendo som)

- Caretas. (utilizar a língua também) 20 segundos

R. - Respiração
- Soltar o ar e inspirar tranquilamente 3x.

- Apnéia: Inspirar em 4 tempos, reter o ar em 4 tempos, soltar em 4 tempos e contar sem ar 4 tempo. Repetir a seqüência 5 vezes.

- Controle de saída de ar: Inspirar normal, uma vez só e sempre a mesma quantidade: e soltar em 3 x iguais, depois em 5x, 7x e 9x (o importante é inspirar sempre a mesma quantidade de ar independente de quantas vezes está dividida a expiração)

- Controle de entrada de ar: Inspirar dividindo a inspiração em 3 entradas diferentes. Soltar em s, x, f. A quantidade máxima de ar tem que ser a mesma do exercício anterior. (ficar atento para não deixar a respiração subir para o ombro)

R. - Reverberação
- Inspirar tranqüilo e soltar o ar em z, g, v.

- M boca fechada: movimentos de mastigação com a boca fechada e com o som de M. focar bem nos lábios (pode e deve coçar a boca)


- BR: movimento do lábios de BR sonoro. Oscilar 3x no tom grave, 3x no tom da fala, e 3x no agudo (o grave e o agudo devem ser os que se fala e não sons forçados)

- Ascendente: ainda em BR do grave para o agudo direto e em uma respiração.

- Descendente: ainda em BR do agudo para o grave

A. - Articulação

- Circular de língua: língua dentro da boca, lábios fechados, passar a língua da direita para a esquerda por dentro dos lábios à frente dos dentes. 5x para cada lado

- Bochechão: língua dentro da boca empurrar as bochechas tentando não mover o maxilar. 10x para cada lado

- TR: língua no céu da boca virar em tom de fala

- palavras: repetir rapidamente e bem articulado

TRaTLa TReTLe TRiTLi TRoTLo TRuTLU
A mesma variação de vogais (A, E, I, O, U) com as ordens:

BR- BL // PR-PL // DR- DL // VR-VL // ZR-ZL

- articuladamente conversar com as palavras:

PATAKA
BRADRAGRA
PLATLACA
MANANHA

- cada um escolhe uma palavra livre, ou que tenha dificuldade de pronunciar e todos juntos repetem essa mesma palavra 5x o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário