Indique o Site!

domingo, 22 de abril de 2012

Aquecendo a sua Voz


Para fazer os exercícios aconselho usar intervalos de ½ tom. Sendo assim começar por uma nota, da sua extensão vocal, que requer médio esforço de execução e subir 4 semitons, repita o exercicío meio tom acima  até  começar a sentir um maior esforço e parar… pois não é necessário ir até seu limite vocal. Fazer cada uma das emissões lentamente e apenas uma vez.

Exemplo:  Nota de médio esforço: Dó 4
                     Exercício: Dó – Dó# – Ré  -Ré# > sobe meio tom> Dó# – Ré  -Ré#-Mi > sobe meio tom> Ré  -Ré#-Mi- Fá> …

Emissão 1 :Brrrrrr
Para vibração dos lábios. Eles devem ficar relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar com imitando a aceleração de um carro… sem as oscilações, claro!
Emissão2: RrrrrrrPara vibração da língua, como uma pronúncia exagerada da letra R.
Emissão 3: Mmmm ( ou boca quiusa)Para que a pessoa sinta a vibração da letra M no “rosto” ou o que chamamos de máscara. Importante não deixar que essa vibração não fique com o som anasalado .
Emissão 4: Vvvvvvv
Mesmo que o exercício acima só que com a consoante “v”.
E por fim…
Emissão 5: Mmm+ (vogal de sua preferência)
Depois de familiarizado com os sons fechados, começar com os sons abertos. Escolha uma vogal que você tenha maior facilidade de pronunciar  ligando-a com o “M” para manter a vibração na mascará. Exemplo: Mmmaaaaaa… 
 Observação:
Para realização dos exercícios, é importante manter o apoio vocal  que basicamente consiste em contrair a barriga, relaxando quando o ar inspirado acabar.
Colocar a vibração do som exclusivamente na garganta é  um convite a rouquidão.
A qualquer sinal de dor procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário