Indique o Site!

domingo, 22 de abril de 2012

Tocar Violão e Cantar




Para bem desenvolver a arte de cantar e tocar violão simultaneamente, é necesário o aprendizado de teorias e técnicas, além de exercícios e práticas específicas. Muitas pessoas sentem dificuldade aotentar dar conta dessas duas tarefas ao mesmo tempo.
Para alguns, o canto sincronizado com execução de um instrumento acontece naturalmente. Outros, porém, apenas conseguem realizar tal proeza quando são ensinados e estimulados a desenvolverem essa habilidade.Cantar bem exige alguns predicados, assim como tocar. Desempenhar as duas empreitadas requer a somatória das destrezas, afora treino e esforço por parte do músico. ? Com metodologias e aprendizados definidos, é possível obter excelentes resultados.
Ritmo e Voz
É importante treinar a voz e violão separadamente. Um bom expediente é gravar a base da música e cantar prestando muita atenção na interpretação. É extremamente aconselhável aproveitar o momento e fazer um mapa da respiração, analisando a letra da composição e assinalando, por meio de uma barra, cada pausa utilizada para inspiração. Desta maneira, pode-se perceber se alguma frase é cortada. Caso o problema aconteça, os trechos devem ser resstudados até que soem o mais naturalmente possível.
Uma boa dica é usar a canção original como parâmetro, a fim de observar a performance do artista.
As passagens mais complexas de ritmo precisam ser trabalhadas separadamente. É fundamental – e muito produtivo – cantar lentamente e articular as palavras prestando atenção no sentido e na sonoridade do texto. Músicas com letras características percussiva ou suingada requerem um cuidado maior e mais lentidão no aperfeiçoamento da dicção.
Um bom exercício é cantar com um lápis ou uma caneta entre os dentes, exagerando um pouco a articulação das palavras. Ao tentar novamente sem o objeto, é possível perceber maior facilidade na pronúncia da letra. Essa prática, comum nas aulas de locução, visa “destravar” a língua.
Ao fazer a coordenação das duas tarefas – cantar e tocar-, deve-se verificar ? as partes que exigem tratamento diferenciado para que sejam estudadas lentamente. A utilização de algum tipo de playback, ou até mesmo da gravação original, é essencial para a prática do ritmo da música. Em seguida, o estudante pode tocar desacompanhado e, aos poucos, incorporar a letra ? execução instrumental. Os trechos mais complicados precisam ser assimilados separadamente até se tornarem de execução natural e, após isso, mesclados.
Postura
? É muito comum observar músicos curvados, buscando com isso, melhor visualização do braço doviolão. Tanto sentado quando em pé, porém, a postura ereta é necessária. Além disso, é indispensável respirar livremente, pois o diafragma precisa trabalhar de forma adequada.
Um excelente exercício para verificar o posicionamento do músico em relação ao instrumento é tocar e cantar em frente a um espelho. Caso haja a possibilidade de realizar uma filmagem, melhor. Desse modo, fica fácil perceber se as costas estão curvadas para, utilizando técnicas de relaxamento e reeducação postural, corrigir o problema. A avaliação da respiração também é importante. Se estiver muito presa, é por que há tensão na região do pescoço.
O mesmo vale para a prática com pedestal e microfone. Se possível, o músico deve realizar essa tarefa vendo seu reflexo ou fazer uma gravação de vários takes e em ângulos. Dessa maneira, é possível enxergar erros e exageros tanto na postura quanto na voz. A auto-avaliação é fundamental para o progresso, mas ouvir opiniões externas e analisá-las é enriquec

Nenhum comentário:

Postar um comentário