Indique o Site!

sábado, 7 de julho de 2012

3 Acordes!


É claro que ninguém vai sair por aí se achando o “rei do violão” sabendo só três acordes. Mas serve para incentivo aos iniciantes e também como um quebra galho quando não se sabe uma determinada música.
Teoricamente, qualquer música que tenha três acordes pode ser tocada com estes acordes. Que aliás são A (lá maior), D (ré maior) e E (mi maior). Basta saber que a tonalidade aí no caso é A. No campo harmônico temos então A = 1, D = 4 e E = 5. Leia também o artigo sobre transporte de tonalidade
Suponhamos que você encontre uma música com os seguintes acordes: C, F e G. A tonalidade aí é C. Para tocar com os nossos três amiguinhos, basta saber que C = 1, F = 4 e G = 5. Vamos dar um exemplo:
Música – Soy latino americano (Zé Rodrix)
Original
C                   F         G        F
Não acordo muito cedo
C                     F          G        F
Mas não fico preocupado
Com os novos acordes
A                   D         E       D
Não acordo muito cedo
A                     D          E        D
Mas não fico preocupado
Fácil, certo? Lembre-se sempre da sequencia 1, 4, 5. E leve em conta que nem sempre os acordes vêm nesta ordem. Você pode encontrar algo assim, por exemplo: G, D e C. Que seria 1, 5 e 4. Aí substituiria por: A, E e D.
Como você gosta de tudo mastigado, vou dar mais uma dica. Veja abaixo a equivalência dos acordes em cada tonalidade:
1          4          5
C          F         G
C#        F#      G#
D          G         A
D#       G#      A#
Nem precisa continuar, não é verdade? Basta seguir a escala cromática e você chega lá. Tá legal… aqui vai a escala cromática:
C   C#  D  D#  E  F  F#  G  G#  A  A#  B 
Portanto, aí está a maneira de transportar qualquer música de três acordes (maiores) para nossos três acordes essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário