Indique o Site!

sábado, 7 de julho de 2012

Estudando Violão em Casa!


Esteja você frequentando uma escola ou aprendendo por sua conta a tocar violão, você precisa estudar em casa. Não há dúvidas quanto a isso. Duas ou três aulas de meia hora por semana jamais serão suficientes.
Se você tem um professor, ele deve ter feito recomendações para você estudar violão em sua casa, treinar os ensinamentos recebidos. Porém, se está estudando por sua conta ou as recomendações de seu professor não sejam suficientes, aqui vão algumas dicas.
Estudar violão em casa com disciplina
Em primeiro lugar, você precisa de disciplina. Em sua casa, não há ninguém vigiando, dizendo-lhe o que fazer, quando ou quanto tempo estudar. Portanto, você é quem manda.
- Estabeleça um horário para estudar. De preferência todos os dias. É melhor estudar um pouco por dia do que muitas horas em um ou dois dias.
- Não coloque o carro na frente dos bois. Procure assimilar corretamente cada etapa, antes de partir para a próxima. Exemplo: querer tocar a primeira música sem saber tocar sequer um ritmo.
- Procure compreender o que está fazendo. Acredite, quando comecei a estudar violão (de maneira errada) fiquei muito tempo “tocando” sem sequer saber como eram formados os acordes! Não faça isso!
- Ao aprender sua primeira música, coloque a gravação original para rodar e procure acompanhar com o violão. Isto vai ajudá-lo a assimilar o ritmo, o tempo e as mudanças de acorde. Não cante junto no começo, somente toque o violão.
- Não queira aprender milhares de músicas de uma só vez. Isto não é estudar violão. Mais uma vez, tente compreender cada canção, cada acorde, porque os acordes estão naquela determinada sequencia, porque você dá quatro batidas em um acorde e só duas no outro (isto é apenas um exemplo), e por aí afora. Entendendo todas as nuances de uma música, você – com certeza – estará aprendendo muito mais que uma música.
Teoria e prática ao estudar violão
Tenha em mente que estudar violão não é como estudar História por exemplo. Para estudar História você precisa apenas ler, reter informação.
A coisa é bem diferente no estudo de violão. Você precisa reter informações e aplicá-las na prática. Ou seja, passar para o instrumento a teoria aprendida. Nenhuma novidade até aí, certo?
A coisa é assim: um montão de teoria e pouca prática = problema. Um montão de prática e nada de teoria = desastre. Ou seja, é necessário que haja um equilíbrio entre teoria e prática. Vou citar um exemplo: eu mesmo. Não sei tudo de violão, mas o que sei na prática, sei também na teoria.
Você aprende dois acordes novos, por exemplo. Está lá no seu caderno ou livro a formação destes acordes. Você pega o violão, treina os acordes e pronto, certo? Errado. Faltou verificar – no braço do violão onde se encontram as notas para a formação daquele acorde! Aí sim, você está no caminho certo. Isto é estudar violão!
Estudar violão pela internet dá certo?
Depende somente de você. Nem tudo que aparece na internet é correto. Como em outras áreas, há zilhões de informações. Algumas servem, outras não. Por isso, não acredite em tudo que vê. Apareceu uma informação nova, procure confirmá-la antes de tomá-la por certa.
Acredite, eu já vi de tudo por aí. Equívocos, informações incompletas, instruções erradas, êrros grosseiros e outros nem tanto. Curiosos dando uma de sabichões e assim vai.
Vou citar um exemplo. Creio que todo aquele que começa a estudar violão, visita os sites de cifras. Aliás, nem só os que começam. Eu mesmo visito sites de cifras. Pra quê bater em porta aberta, certo? Está tudo ali mesmo, ao alcance do mouse!
Entretanto, é preciso cuidado. Algumas vezes há êrros nas cifras. Isto é perfeitamente compreensível. A pessoa que enviou a cifra pode ter errado na hora de escrever. Ou pode estar equivocado quanto a um determinado acorde. Portanto, vá em busca da cifra, mas confira a correção dos acordes (por vezes pode até faltar algum) conforme a gravação da música.
Muito cuidado também é necessário com teoria. Já vi pencas de teorias confusas ou completamente erradas. Não creio que seja de má fé. A pessoa “aprendeu” daquele jeito e está passando adiante. Confirme sempre.
Aí foram portanto algumas dicas para se estudar violão em casa. Espero haver contribuido pelo menos um pouquinho para que você alcance seu objetivo.
Textos relacionados:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário